terça-feira, 22 de novembro de 2016

Livro - Lançamento



Em novo livro coletivo, autores analisam crise política de 2016
Passados os meses mais tensos da crise política que culminou no impeachment da presidenta Dilma Rousseff, são lançados os livros que tentam analisar os acontecimentos e projetar os próximos momentos do país.
Nestas obras, podemos perceber vertentes diferentes de análise. Desde aqueles que apoiaram o impeachment, até os que questionam a validade do processo. Entre estes, destaca-se o lançamento de “A Luta Continua – Crônicas da Resistência 2016” em Salvador no dia 25 de novembro às 17h na Sede do Grupo Tortura Nunca Mais no Pelourinho.
O livro é um projeto coletivo de autores de todo Brasil – intelectuais, jornalistas, professores, artistas, escritores e profissionais de várias áreas. A partir de suas vivências, discorrem sobre o fim abrupto do governo Dilma, defendem o papel da esquerda na democracia brasileira e alertam para a perda de direitos sociais e conquistas históricas a partir da tomada do poder de Michel Temer.
“Queremos que novas vozes sejam ouvidas. Ao longo da história brasileira, percebemos que uma das ações dos golpistas é sempre sufocar as vozes dissonantes para que a população não tenha condições de refletir sobre o que se passa nos corredores do poder. Em tempos de internet e redes sociais, essa pretensão é mais difícil de se concretizar. Porém ainda há muito ruído no meio virtual. O livro vem para consolidar e dar foco à pauta da resistência à quebra das regras do jogo democrático que aconteceu com o afastamento ilegítimo de Dilma”, afirma Cleusa Slaviero, fundadora da ComPactos, editora que lança a obra.
Este é o segundo livro desenvolvido no mesmo formato. Em julho de 2016, foi lançado “Crônicas da Resistência 2016 – Narrativas de uma democracia ameaçada”, então um libelo de defesa à manutenção de Dilma. A obra ganhou o agradecimento da própria presidenta, que mandou uma mensagem direcionada aos autores. Para este novo volume, vários autores retornam e novos ingressam ao time.
O livro recebeu dois prefácios. A senadora do Uruguai Lucía Topolansky, esposa de José Mujica, escreveu para o prefácio mensagem de resistência intitulada “As brasas ainda ardem” em que afirma: “Este livro comove por seu potencial alcance num mundo em que a cada dia é mais necessária a reflexão, para se repensar o futuro e a civilização que queremos. Aqui estão expressas vivências viscerais, doloridas e indignadas. E principalmente o desejo de registrar um momento histórico em que essas mulheres e esses homens não se dão por vencidos, muito pelo contrário. Trata-se de um registro para seguir na luta, um registro para alimentar a esperança. [...] estamos olhando para as brasas de um incêndio que ainda não se apagou.”
A compositora e cantora brasileira Fernanda Takai escreveu para o prefácio o poema “A terra há de comer”, as duas estrofes finais sentenciam:
a seguir impressões de quem não duvida
e também se levanta para fazer a diferença
por ela, por eles e por nós
trocaremos sempre ódio por odes
O lançamento de “A Luta Continua” será realizado em Salvador no dia 25 de novembro e em Curitiba no dia 2 de dezembro às 18h. Os eventos reunirão autores, editores, membros da Academia e convidados.
Serviço:
Livro A luta continua – Crônicas da resistência 2016
Ed. Compactos, 272 páginas, R$ 30,00
Lançamento em Salvador
Dia 25 de novembro
Local: Sede do Grupo Tortura Nunca Mais no Pelourinho
Horário: 17h
Endereço: Rua João de Deus, 32 em frente ao Centro
Cultural Solar do Solar do Ferrão
Em Curitiba
Dia 02 de dezembro
Local: Museu Guido Viaro
Horário: 18h
Endereço: Rua XV de Novembro, 1345 – Centro
Contato com a editora e autores pelo e-mail: cleusaslaviero@hotmail.com
Em tempo: Nesta obra, Allysson Rister participa com crônicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário